Artigos

Dicas e informa√ß√Ķes para sua empresa estar bem posicionada na meio digital

Para que serve a Otimização de Sites?
por Thiago M Vannuchi, em 12 Mai 2017

O que é o SEO?


SEO √© uma sigla para o termo em ingl√™s ‚ÄúSearch Engine Optimization‚ÄĚ, em portugu√™s, Otimiza√ß√£o em motores de busca.
A otimiza√ß√£o corresponde a um conjunto de a√ß√Ķes estrat√©gicas para que se alcance o objetivo principal, que √© o bom posicionamento do seu site nos resultados das buscas feitas atrav√©s dos sites de pesquisa da internet.

Todos sabemos que atualmente o principal meio de busca de informa√ß√Ķes online s√£o os sites de pesquisa, tais como o Google, Yahoo, Bing, entre outros, os chamados motores de busca da internet.

Segundo a empresa Forrester Research, 81% dos consumidores na internet encontram produtos usando sites de busca, e 60% clicam nos 3 primeiros resultados org√Ęnicos do Google, com 36,4% apenas para o primeiro lugar.

Resultado org√Ęnico √© a lista de sites que aparecem nos resultados das buscas por determinadas palavras chaves, sem considerar os links patrocinados (pagos), que aparecem sempre no topo das buscas.

E de acordo com o serviço de estatísticas CLICKY, 97% das pesquisas online no Brasil são feitas através do Google, sendo que mais de 60% dos cliques são nos 3 primeiros links.

Este é o momento mais importante para se estar bem posicionado, pois é justamente quando os clientes estão buscando o seu serviço ou produto.

Para quem serve o SEO?


O SEO tem como objetivo potencializar e melhorar o posicionamento do site nos resultados org√Ęnicos dos mecanismos de buscas da Internet, de acordo com as palavras chaves relevantes para o seu negocio.

E isso n√£o acontece da noite para o dia.

Para o Google realizar seu ranqueamento, ele utiliza mais de 200 sinais de classificação, isso sem contar suas variáveis. Hoje, profissionais de SEO do mundo todo realizam testes e mais testes para identificar quais são os mais importantes deles.

O processo de SEO utiliza um conjunto de estratégias de otimização como:
- Técnicas na estruturação do site;
- Se o site é responsivo;
- Conte√ļdo relevante;
- Campanhas em redes sociais (Facebook, Google+ Twitter, LinkedIn, Youtube) com conte√ļdo relevantes;
- Link internos, links externos, entre muitos outros.
Tão importante quanto o uso destas técnicas, é primordial o acompanhamento e a mensuração dos resultados.

Ajustes e atualiza√ß√Ķes constantes s√£o de suma import√Ęncia para que os resultados possam ser obtidos dentro de um prazo satisfat√≥rio.

O que resulta em mais convers√Ķes para seu site, seja essa convers√£o a venda de um produto ou servi√ßo, a prospec√ß√£o de clientes, fazer contatos ou simplesmente fortalecer a visibilidade da marca em um certo ramo de atividade.

Desta forma, estar bem posicionado nos resultados das pesquisas é essencial para qualquer negócio, seja ele online ou não.
Resumindo, SEO é posicionar seu site para gerar resultados!